sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Telepatia pré-paga

Doutor...

Doutooooooor... consegue ouvir-me?

Doutor? Dout... Está a ouv... Estou a perd... Não devo ter rede telepática nesta zona. Raios! Vou mudar de sítio.

E agora? Consegue ouvir-me? Concentre-se.

Está no escritório? Olhe, então estique-se no divã por mim, pode ser?

Obrigada. Sabe bem, não sabe?

A voz que está a ouvir no interior da sua cabeça não é imaginação, sou eu. Sim, eu!

Hum, ouvir no interior da cabeça... Questão curiosa esta. Se o nosso sistema auditivo implica que as ondas sonoras (externas) sejam recebidas no pavilhão auricular (pomposo, não é?) e encaminhadas para o chamado ouvido interno... como se chamará quando temos consciência de vozes que vêm de dentro?

Não, Doutor, não estou a falar das "vozes" que provocam a toma de antipsicóticos. Falo daquelas que nos preenchem a mente e entre as quais surgem diálogos infindáveis.


Será que ouvimos os nossos pensamentos ou... Diga Doutor? Como assim, não percebe o que se está a passar?

Hoje decidi optar pelo admirável mundo novo da telepatia. Diga lá, não estava à espera desta, pois não?

Andava aqui por casa, rodeada das cores, cheiros e sons do costume até que me apeteceu provar um pedaço de silêncio. É estranho, sabe. É... vazio... oco, mas enche-me a mente de tal maneira que quase parece rebentar.

Eis quando decidi ir à internet pesquisar sobre pacotes de telepatia pré-pagos. Comprei um online e, olhe, aqui estamos nós.

Dá para uma hora. Não é muito tempo, eu sei, mas os outros tarifários eram caros e eu tenho que poupar para as prendas de Natal.

Pelo menos, deve dar para lhe falar sobre a forma como a estranha ausência provocada pelo silêncio faz sentir a existência de outras pessoas espalhadas por aí. Não ouço, vejo, cheiro, toco ou saboreio as presenças delas, mas sinto-as nas suas vidas.

São muitas, deambulando por inúmeros caminhos e, curiosamente, passando umas pelas outras sem interagirem, nem perceberem que integram um todo.

A nossa natureza torna-nos seres estranhos porque sentimos aqueles que nos rodeiam através das coisas, ou seja, não os vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos ou saboreamos no seu estado puro. Encaramo-los como algo comum, mais do mesmo, e apenas tomamos sentido da sua essência quando nos dedicamos a uma evolução conjunta.

Sabe, é que as pessoas não se reduzem aos acessórios que usam no quotidiano, meras adaptações de algo que na maioria dos casos foi feito a pensar em tudo menos nelas. Em suma, as pessoas não são o que se vê, mas aquilo que se sente.

Uma vez que estamos longe, vou propor-lhe um exercício.

Feche os olhos e pense numa pessoa. Não tem que ser alguém com uma característica específica. Uma pessoa qualquer.

Vá, rápido que a telepatia paga-se. Olhe, pronto, posso ser eu. A sério, esteja à vontade.

Não se esforce por recordar um momento em especial que tenhamos tido ou um bem material que tenhamos partilhado. Relaxe no divã e, simplesmente, pense em mim.

Não, não está a fazer uma figura ridícula. Ainda por cima está aí sozinho. Vá, pense em mim... só uns segundos... de olhos fechados... isso mesmo.

Já pensou? Óptimo.

Agora, diga-me, sentiu a minha roupa, a minha casa, os meus gestos? Não, pois não?

O que sentiu?

Pois... esse formigueiro mental sem nome sou eu na minha forma pura e quanto melhor nos conhecermos maior será a sensação. Porquê? Ora, porque à semelhança da água transparente que enche uma jarra, as essências daqueles com quem nos partilhamos preenchem a nossa existência sem que seja necessário vê-las.

Percebe?

Doutor? Diga? Estou a deixar de o ouv... Chiça, acabou o plafond telepático.

Uma coisa é certa, até voltarmos a encontrar-nos, fica o formigueiro que apenas os sentimentos fortalecem e a certeza de que andamos pelos quatro cantos do mundo (redondo), conscientes da existência um do outro.

Sem comentários: